MEDITAÇÕES PARA O SHABBAT- Curando a Praga das Promessas Quebradas

20/02/2013 Nenhum Comentário

CURANDO A PRAGA DAS PROMESSAS QUEBRADAS

Provérbios 25:19
“Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia.”
Shabbat Shalom amados!

Todos em algum momento quebram alguma promessa, mas há mitos que as quebram rotineiramente, como estilo de vida. Uma promessa quebrada é como um dente quebrado, costas tortas ou pés sem firmeza, é doloroso e impede de ir adiante. Durante meu ministério tenho estado com mais gente que quebra promessas entre os crentes no Messias, do que dos incrédulos. Creio que é uma doença religiosa chamada “desculpa”, e a maioria delas em nome do Senhor e abrisam da misericórdia que temos que ter uns para com os outros.
Geralmente as desculpas tem sua raiz em culparmos os outros ao invés, de assumi-las com responsabilidade. Foi o que fez Adão no Éden. Culpou a esposa e ao Senhor por a ter criado. Se ele tivesse assumido e arrependido do pecado da quebra da ordem de Deus, certamente teria sido perdoado e permanecido no Éden.
A mulher por sua vez culpou a serpente e assim muitos culpam aos outros crentes, pessoas circunstâncias, satanás por quebrarem promessas. Alguns culpam os pais, a uma infância difícil. Se essa praga não tiver um basta, afetará toda a sua vida e para alguns até a eternidade. Essa praga tem raízes na autocomiseração e no “coitado de mim”.
“E o homem respondeu foi a mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi. Disse o Senhor Deus á mulher: que isso que fizeste? Respondeu a mulher: a serpente me enganou, e eu comi”. Genesis 3:12 e 13.

Onde está o Espírito de excelência?

“E nenhum cuidado tinha carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, por quanto o Senhor era com ele, e tudo que ele fazia o Senhor prosperava.” Gênesis 39:23
Quando se trabalha numa empresa ou companhia, devemos produzir sem desculpas, mas com excelência, mas quando se refere ao Reino, no ministério somos tentados a produzir algo como sacrifício defeituoso, achando que ele é misericordioso e vai entender. Isto é totalmente contrário a palavra de Deus que nos chamou a fazer o MELHOR para o Reino, sem desculpas. José era fiel e responsável ainda sob circunstâncias, por isso o Senhor estava com ele e o fazia prosperar! Adão se desculpou pelo seu pecado, ao invés de se responsabilizar por ele, e foi expulso do jardim da benção.
“E expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”. Gênesis 3:24.
Esse abuso religioso de desculpas, por aqueles que professam ser crentes no Messias, não apenas é doloroso, mas também bastante egoísta, pois isso não provém do amor, mas das mentiras. Fomos chamados a andar em AMOR, dando-nos uns aos outros. A maioria dos crentes estão condicionados a desculpas em nome de um evangelho de graça barata que não nos leva a obediência. Mas o Senhor disse: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando”. João 15:14
O que ele disse sobre guardar sua palavra e sobre promessas quebradas? Não jureis pela tua cabeça, porque não pode tornar um cabelo branco ou preto. “Seja, porém a tua palavra: sim, sim; não; não. O que disto passar vem do maligno.” Mateus 5:36 e 37.
Em outras palavras: Simplesmente mantenha a sua palavra! É o que encontramos nos Salmos e provérbios.
“Fazei votos e pagai-os ao Senhor, vosso Deus tragam presentes todos os que rodeiam aquele que deve ser temido”. Salmo 76:11
Quando damos desculpas por quebrar nossa palavra, a torto e a direito, na verdade estamos mentindo e a palavra diz que mentir aos outros provém do ódio.
“A língua falsa aborrece a quem feriu e a boca lisonjeira é a causa da ruína.” Provérbios 26:28

Está se sentindo ofendido?

“Bem aventurado aquele que não achar em mim motivo de tropeço.” Mateus 11:6

É muito fácil começou a cumprir com a palavra. É algo relacionado a sua vida de AMOR, porque se você ama e teme a Deus, e ao próximo como a si mesmo, você não prometerá o que não pretende cumprir. A maioria das promessas são quebradas por causa de uma ofensa. Jesus estava tão consciente de sua pregação poderia estar ofendendo aos “religiosos sensíveis” que ele nos advertiu não nos sentir ofendidos. Eu creio que a maioria das pessoas que quebraram sua promessa conosco no ministério foi devido a algo que falei ou fiz, ao invés de orar sobre as questões e orar e perdoar, deixando que a ofensa estoure no ministério! Mateus 15: 12 e 13.
As ofensas causam uma RAIZ de AMARGURA e isto causa contaminação. A maioria das promessas estão arraigadas em uma raiz de amargura causada por uma ofensa.
Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que brotando, vos perturbe e, por meio dela muitos sejam contaminados. Hebreu 12: 15

O que você está fazendo a outros?

“Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Lucas 6:31
A palavra nos instrui a que façamos aos outros o que queremos que nos façam. Cada vez que você quebra com sua palavra, espere que outros a quebrem com você, porque o que semearmos isso colhemos.
As promessas quebradas causam uma reação em cadeia. Se alguém me promete algo e eu passo a prometer a outros, se ela falhar, eu também falharei como reação. Não deve haver razão para não cumprirmos com nossa palavra, se alguém nos aplica um “golpe baixo” devemos achar maneiras criativas de fazê-lo mesmo que nos custe muito.
A palavra de Deus nos exorta a manter nossa palavra, mesmo que isso nos custe muito.
“Quem Senhor habitará no seu tabernáculo? Quem há de morar no seu santo monte? O que vive com integridade e prática a justiça e, de coração fala a verdade”. Salmo 15: 1-3
Somos feitos a imagem e semelhança do criador e Ele mantém sua palavra em todo tempo!
Para sempre ó Senhor, está firmada a sua palavra no céu. Salmos 119:89
Quando tendemos a quebrar a nossa palavra e promessas estamos imitando a natureza satânica. Ele se rebelou contra Deus. Por isso foi arrojado do céu junto com um terço dos anjos de Deus que se tornaram demônios.
“ E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás , o redutor de todo o mundo, sim foi atirado para a terra e com ele os seus anjos.” Apocalipse 12:9

Perdendo o objetivo?

“Nisto são conhecidos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”. I João 3:10

Quebrar a nossa palavra vem da mesma fonte de PECADO e traz morte, porque o salário do pecado é a morte!
Em Hebreu PECADO é CHET que significa “perder o objetivo”. Quando quebramos nossa palavra e promessas perdemos o objetivo e lesamos outras pessoas. De fato, quando um atirador falha no objetivo, a bala pode atingir alguém e, quando quebramos nossas promessas erramos o objetivo (o alvo) e atingimos alguém!
“Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”. Filipenses 2:4

A quebra de promessas tem sua raiz no egoísmo, autocomiseração e auto preservação. Podem ser instaladas se a pessoa caminha desinteressadamente nos interesses de Deus e das outras pessoas, acima dos seus próprios interesses.
Tenho dito que renunciei incontáveis vezes minhas necessidades pessoais e familiares, para cumprir situações urgentes e viagens, e manter minha palavra com aqueles que nos convidaram a respeito de algo pessoal, urgente e importante.
Dá-se o mesmo com dinheiro, se prometemos uma oferta a alguém e recuamos, não vamos nos admirar se nossas finanças sofrerem algum ataque. Talvez num tempo difícil, você tenha que se ver com promessa de ajuda de alguém que foi feita em “bom tempo”, mas talvez se não cumprir pode piorar.
Sentindo pena de si mesmo

“Não te vingarás, nem guardarás ira contar os filhos do teu povo: mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:18

O maior responsável por não sermos fiéis é o egoísmo e especialmente a autocomiseração: Tudo começou no Jardim do Éden, quando a serpente sugeriu que o criador não amava Adão e Eva, por isso não queriam que fossem como Ele conhecendo o bem e o mal. Que o Senhor os amava, não confiava o suficiente neles e os levou a autocomiseração e a ira que gera rebeldia. Cada vez que nossas ações estão arraigadas em nós mesmos, como autocomiseração e egocentrismo seremos quebradores de promessas! Quando mantemos seus dois principais mandamentos somos guardadores de promessas.
“A isto ele respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Lucas 10:27
Se quer saber como anda a sua vida em amor, dá só uma olhadela nas promessas quebradas e nas desculpas para quebrar sua palavra com Deus, com os homens, e PARE a praga antes que ela destrua cada relação, ferindo aqueles que você ama, trazendo má reputação ao nome do Messias. As pessoas comprometidas e diligentes que mantém sua palavra se assemelharam ao Pai que para manter sua palavra a Abraão, seu amigo, sacrificou seu único filho e derramou através d’Ele sua própria vida- sangue no altar para nossa salvação. Sigamos seu exemplo de amor e desinteresse pessoal e mantenhamos sua palavra ainda que nos custe. Depois disso não vamos temer autoridade, pois caminhamos sob a autoridade da Sua palavra e Seu caminho.
“Pois, também sou sujeito á autoridade, tenho soldados ás minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz”. Mateus 8:9
Advertência

Esta mensagem não foi escrita para que você force a outros a manter suas promessas, e apontar com o dedo a outros com quem você guarda mágoa. Senão que você se arrependa e mantenha suas promessas, perdoe aqueles que as quebraram com você e libere perdão e não dê desculpas o resto de sua vida. Guardar mágoa e rancor contra alguém é o pior pecado! É melhor confrontar quem errou com você que guardar rancor em secreto. Se arrependerem ou não, não importa- perdoe, perdoe, perdoe…
“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará”. Mateus 6:14
Você pode começar, retomando e se arrependendo HOJE! Peça perdão a Deus e aos outros, receba o perdão e restitua aqueles a quem prejudicou com promessas não cumpridas e comece uma vida nova, a imagem e semelhança do Senhor e Seu favor!
“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. II Coríntios 7:14
E somente aqueles que mantenham suas promessas a Deus e aos homens e que não deem desculpas, escutarão essas palavras ao final do dia.
“Disse-lhe o Senhor: muito bem servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. Mateus 25:21

deixe seu comentário