SHABBAT- A decepção do dinheiro fácil

06/01/2016 Nenhum Comentário

A decepção do “dinheiro fácil”

Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a sua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus. Provérbios 23: 4-5

Há muitos anos, quando estávamos num ano Sabático do ministério, o Espírito Santo nos conduziu a unirmos por certo tempo a uma rede de uma companhia de produtos para a saúde. Parecia emocionante fazer algo diferente após muitos anos só ministrando. Também nos deu a oportunidade de dar uma olhada a um grupo de israelenses muito jovens e cheios de animo treinados para o êxito econômico e pessoal. As reuniões dessa companhia eram mais dinâmicas, energéticas e encantadoras que qualquer reunião da igreja que eu tivera conhecimento. Havia muito treinamento baseado em alguns princípios bíblicos para o sucesso e inclusive mencionaram alguns versículos das Escrituras. Também havia misturado práticas de ocultismo e Nova Era, tais como ÿoga kundalini” e algo de controle da mente. Sempre tivemos as coisas muito claras e retivemos o que era bom, tanto que progredimos na companhia durante as primeiras semanas como “meteoritos”. Isso nos permitiu estar com cento e até mil israelitas compartilhando as vezes, a Palavra e até cantando, compartilhando coisas práticas para a companhia.
Muitos dos israelitas que tiveram a oportunidade de nos conhecer, se sentiram atraídos a nós e pudemos compartilhar sobre Yeshua. Um jovem foi salvo e cheio do Espírito Santo através de nós e casou com uma de nossas membro pioneira da equipe. Outros ainda estão buscando e nos encontrando ocasionalmente observando nossa fé e estilo de vida mesmo que tenhamos deixado a companhia há muito tempo.
Ficamos nessa companhia menos de um ano. Quando nosso ano sabático chegava ao fim, Yavé fechou bloqueando todos nossos primeiros sucessos e não pudemos avançar mais. Entendemos que nosso tempo permitido havia terminado e tínhamos que sair. Muitas das pessoas que nos conheciam tentaram alcançar êxito econômico nessa companhia que tinham sido recrutados por nós e seguiram nosso exemplo, alguns tiveram êxito outros não e se decepcionaram muito; Mesmo crendo que esse tipo de negócio foi uma benção de Yavé, percebi que para ter sucesso nisso, era necessário dedicarmos a ele o espírito, alma e o corpo. Também notei que os crentes que entrassem nesse tipo de negócio, não sendo cautelosos podiam cair na Nova Era e no ocultismo sem se a perceber , já que no treinamento há uma mistura tanto de princípios bíblicos e de Nova Era.
Muitos que foram recrutados vieram com a intenção de ficarem ricos de maneira rápida e esse é o Grande Perigo. Eram treinados a fazerem novas amizades com o fim de trazê-los para a companhia rapidamente. De fato o treinamento dava ênfase em não perder nenhuma oportunidade para recrutar, Era um tipo de “evangelismo financeiro”. Era desgastante.
Ainda assim foi uma experiência positiva para nós e aprendemos muito e fizemos muitas conexões que levaram pessoas a salvação, MAS o que mais aprendemos de importante é que qualquer desejo por “dinheiro rápido” vem de origem equivocada. A Bíblia nos adverte sobre enriquecimento rápido.
Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria. Provérbios 28 :22
Yavé quer nos abençoar, mas quando Sua benção vem não há aflição ou tristeza porque Sua benção está conectada com a fidelidade e justiça.
A benção do Senhor enriquece, e ,com ela, ele não traz desgosto. Provérbios 10: 22
Creio que Yavé nos levou a essa experiência no nosso ano Sabático do ministério com o intuito de a outra parte da sociedade de Israel e afim de aprender em primeira mão as armadilhas desse tipo de negócios. O Espírito Santo nos guia de formas nada convencionais. Há muitos anos iniciamos uma igreja e um ministério de grande alcance em um lugar dos mais difíceis em Dallas Texas chamado “Deep Ellem”, onde ficavam disco- bar, neo nazistas, travestis, motociclistas e roqueiros punk se encontravam para matar o tempo. Yeshua nos levou a comprar uma entrada para um dos piores clubes noturnos ali afim de interceder e pregar o Evangelho. Somos chamados para estar no mundo, mas não ser do mundo e algumas vezes entrar no “fundo do inferno” para alcançar pessoas.
Quando obedecemos a Deus em experimentar essa rede de mercado, logo percebemos que muitos ministros do Evangelho e alguns lideres haviam caído na armadilha, digo armadilha porque nos demos conta de que não há maneira de ser fiel e justo no ministério e ainda durar por muito tempo nessa classe de companhias que dependem de “recrutar” pessoas. Um pastor ou líder que tem acesso a extensa lista de correio bem como grande comunidade de crentes não conseguirá manter uma motivação pura quando procura recrutar sua própria gente. Usando a máscara de “melhora pessoal de vida” na verdade são levados a cultuar Mammon. Satanás se disfarça em anjo de luz e é isso que acontece nessas companhias. Tudo se apresenta muito atrativo, emocionante, dinâmico e encantador, mas é muito obscuro. E não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz. 2 Coríntios 11: 14
Na nossa chegada a Lima no Peru, durante nossa última viagem do ministério, fomos abordados por dois dos nossos discípulos a respeito de negócios de uma rede de ciber-mercado (que significa que não há produtos, vendem AR ). Um dos que nos abordou, é um pastor sob nossa cobertura. Ele queria nossa opinião sobre isso uma vez que estava investindo as economias da família nesse negócio e estava causando um conflito familiar como nunca tivera antes. Louvado seja o Senhor que pude compartilhar minha experiência e o conhecimento que adquiri enquanto obedecendo ao Senhor trabalhei por pouco tempo nisso. Creio que meu conselho sobre essa questão o salvou de um naufrágio do seu chamado e a sua família de um conflito incalculável e muito sofrimento.
Enquanto ministrava, Deus me deu uma palavra : Dinheiro Rápido. Me mostrou que toda vez que queremos fazer dinheiro fácil, somos levados por Mammon e não por Deus.
O amor de Mammon traz muito sofrimento.
Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1 Timóteo 6: 10
Tempos depois recebi um e-mail de outro crente e antigo discípulo querendo propor-me o mesmo negócio. Glória a Deus que tive o conhecimento e a experiência a fim de adverti-lo.
Quanto ao desejo de “dinheiro rápido”. Expliquei que esse tipo de negócio é desgastante e que estaria debaixo de falsa motivação de auto interesse em recrutar tantas pessoas quanto possível. Ele ficou surpreso com o que lhe disse e como escapara dessa classe de negócios.
Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundancia nunca se farta da renda; também isso é vaidade. Eclesiastes 5: 10
Soube que muitos pastores grandes e reconhecidos ministros estão envolvidos nisto e estão arrastando sua gente. Muitos pastores do Brasil com grandes congregações tem se unido a esse tipo de negócios. O que acontece é que esses pastores, como nós serão como “meteoritos “porque se beneficiarão de um recrutamento rápido do seu povo , mas os mais humildes terminarão decepcionados e muitos com prejuízo.

Outro ponto perigoso é que a motivação desses pastores não permanecerá pura, senão contagiada com o amor a Mammon e seu próprio interesse e sem dúvida a queda do ministério. A derrocada de qualquer pessoa é o desejo de “um jeito rápido nas finanças”.
Tudo isso tem a raiz no amor a Mammon e em temor absolutamente contrário aos Princípios Bíblicos que enfatizam fidelidade, diligencia e lealdade. Essas companhias se alimentam de propaganda disfarçada de treinamento. Pode ser que você seja chamado a estar com eles para um “Propósito do Reino” como nós, mas muitas vezes é o desejo por “dinheiro rápido” é que nos move.
Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano. Eclesiastes 5: 13
Por que alguns pastores e lideres são tentados a entrar em tais negócios? As demandas financeiras deles são enormes e muitos tem sofrido por falta de apoio enquanto se firmam na visão. A visão de muita gente de Deus concernente ao ensino de finanças equivocado tem deixado muitos pastores e ministros economicamente doentes e feridos.
Não é nossa intenção neste artigo julgar a nenhum desses pastores, lideres e crentes que foram presos por essa rede de mercado em suas diferentes formas. Nosso proposito é adverti-los sobre todo desejo de “dinheiro fácil “e que sejam restauradas as veredas antigas de fidelidade, diligencia, confiança e sabedoria para que tragam DESCANSO para suas almas.
Assim diz o Senhor : Ponde-vos a margem do caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem :não andaremos. Jeremias 6: 16
Não há nada mal com um negócio saudável. Yavé tem me ensinado durante anos a ser sábio na área dos negócios. De fato, creio que muitos crentes e ministros deveriam ter seu próprio negócio e aprender a ser investidores sábios e não depender de empregadores.
Buscai , pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6: 33
Antes, te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8: 18
Somos chamados a ser cabeça e não cauda. Não tenho dúvida que o Espirito Santo pode dar-nos a todos ideias criativas para negócios. Também sei que quando somos fieis e dispostos a nos dar as motivações certas como “honrar a Yavé”(Provérbios 3: 9, 10 ) e honramos aqueles que nos ensinam a Palavra ( Gálatas 6: 6-8 ) então ele abrirá milagrosas oportunidades financeiras para nós. Muitas pessoas que dizimam e ofertam esperam resultados imediatos e se decepcionam quando isso não sucede. :

Yavé está nos chamando para uma maratona e não a uma corridinha.
Ele está nos chamando a sermos fieis no pouco antes Dele nos abençoar muito. Quando não somos diligentes em seus “pequenos trabalhos” como Ele confiaria riquezas? Se não somos fieis em dizimar e de dar do teu pouco, por que haveria de confiar-te coisas grandes?
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Lucas 16 : 10
Fidelidade, diligencia, compromisso e motivação pura com o fim de herdar as Promessas em Sua Palavra é a essência. É necessário paciência e longo sofrimento para se chegar a ser sadios espiritual e economicamente.
Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. Hebreus 6: 12
Não tenho dúvida que uma vida de fidelidade e justiça dando e recebendo motivação pura de honra, fé e amor sempre será recompensada.
O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida. Provérbios 22: 4
Deixando toda a ansiedade na área econômica e obedecendo e confiando em nosso Abba Shebashamayim ( Pai Celestial ), sabemos que Ele proverá tudo que necessitamos e além do que possamos imaginar.
Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre . Amém Efésios 3: 20- 21
Sejamos alegres e gratos porque Ele é bom e Sua misericórdia dura para sempre.
Ainda que tenhamos dívidas ou em busca de desenvolver um negócio é essencial estar contente e grato. Só podemos ver milagres em clima de fé. Algumas vezes serão milagres demorados e algumas vezes sucedem num processo. Se ainda tiver dívidas, seja fiel em pagá-las mensalmente. Você vai ver que Yavé te compensará enquanto estiver agindo corretamente.
Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. Salmo 112: 3- 4
Deixem de maquinar na sua mente como enriquecer rapidamente, sejam fieis em seus dízimos e ofertas, sejam diligentes em seu trabalho ou ministério e um dia verão que a fidelidade e diligencia sempre pagarão os mais altos dividendos.
O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer- se.
Provérbios 10- 4

deixe seu comentário